A Espiritualidade da Mulher Multicultural

A mulher no campo transcultural e o constante desafio de manter a espiritualidade

A vida cristã demanda muitas mudança e ajustes. Estamos numa caminhada para chegar a estatura do varão perfeito que é Jesus. Para isso precisamos ser moldados como o barro na mão do oleiro. As vezes, como mulheres multiculturais, achamos que nosso vaso está na fase final ( presunção), ai acontece alguma coisa que nos leva a enxergar que precisamos que o oleiro nos leve novamente ao fogo, nos quebre, ajunte mais agua, para ser moldado novamente.

Nos 16 anos de trabalho transcultural tenho apreendido que tem muita coisa em mim, na minha vida, que precisa  dia a dia ser ajustada, refeita por Deus.

Nascemos e crescemos dentro de alguns padrões que ao nossos olhos parecem ser o melhor, mas temos que colocar tudo diante do Deus TODO PODEROSO, que nos conhece mais do que nós mesmos e suplicar para que ele nos molde, a cada dia nas diferentes situações que enfrentamos, sejam na vida espiritual, ministerial e pessoal. ]Gosto muito dessa exortação do Apostolo Pedro em sua 2 carta capitulo 1 vcs 5 a 9 que diz;

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.”

Na sua carta, Pedro escrevendo aos irmãos, diz que Jesus nos foi dado, sua promessa foi nos dada para que por ele nós fizéssemos participantes da natureza divina de Jesus, e assim conseguíssemos fugir da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

É interessante que as vezes como obreiras multiculturais que somos e devido às expectativas da igreja, dos outros, tendemos a criar uma imagem própria de alguém perfeito e que sempre está pronto para ser referencia aos outros. Nos esquecemos que estamos em um batalha para alcançarmos a estatura de Cristo. Como isso pode ser difícil, principalmente quando vivemos em um contexto tão diferente, onde temos que como crianças a apreender coisas básicas como se comunicar, se relacionar com pessoas de cultura diferente e experimentar coisas novas.

 Assim vamos vivendo pela fé que é uma ordem Bíblica quando diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Entretanto, a exortação de Pedro me chama atenção exatamente porque a fé é um dom de Deus, sendo que eu nada posso fazer por isso. Mas existem coisas que eu tenho que me EMPENHAR me ESFORÇAR , como exorta o apostolo, para acrescentar a minha fé.

Vamos entender um pouco mais sobre o que precisamos acrescentar a cada dia à nossa fé.

Primeiramente é a VIRTUDE – o que é virtude? No strong number, diz que virtude é um curso virtuoso de pensamento, sentimento e ação, bondade moral, qualquer excelência moral particular.   MacArthur diz que é a qualidade moral dada por Deus na nossa origem humana. Fomos criados para refletir as virtudes daquele que nos trouxe das trevas para o Reino do seu filho amado (Colossenses 1:13) .

Como as vezes tem sido difícil viver com esse curso virtuoso de pensamento em todas as áreas da nossa vida? Mas devemos não olhar as circunstâncias, as dificuldades, os desafios, mas ter o olhar fixado naquele que nos resgatou para que possamos ser benção aonde estamos.

Depois dessa busca por virtude, Pedro fala para acrescentar CONHECIMENTO – A fé sem conhecimento de Deus pode nos fazer errar. Podemos ser recheadas de virtudes, mas sem o conhecimento de Deus, tudo é em vão. A fé dada por Deus deve nos fazer buscar ao Senhor, procurar na nossa rotina corrida tempo para Estudar a sua palavra.

O conhecimento de Deus fará toda a diferença no nosso ministério. Precisamos dedicar tempo DIARIO a leitura e estudo da palavra de Deus. Pois a Bíblia o tempo todo nos exorta como em Pro 3:1 – Para guardar no coração os mandamentos de Deus. Muitas das nossas batalhas na vida cristã cotidiana são perdidas por falta de conhecimento do que Deus quer para nós, que a propósito já está revelado na sua palavra.

E depois do conhecimento devemos acrescentar o DOMÍNIO-PRÓPRIO – Sem conhecer o que Deus quer de nós, sem conhecer a nossa regra de fé e prática não poderemos ter domínio sobre a nossa natureza. Nem todos os nossos impulsos são bons, posso até dizer que se não tivermos domínio próprio erraremos na maioria das nossas escolhas. Como é difícil mortificar o nosso “eu” e vivermos sob o domínio do Espirito Santo de Deus. Prov 25:28 (NVI) “Como a cidadecom seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.

Depois Pedro nos exorta a PERSEVERAR – o caminho é estreito, difícil e só com perseverança (constância) chegaremos a reta final. Perseverar no caminho do Senhor, na obediência a palavra de Deus, como lemos em Apocalipse 14:12 – Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. As vezes sentimos vontade de desistir, mas quando nos firmamos naquele que nos chamou, perseverar mesmo em meio as tormentas do dia dia, torna-se mais fácil.  

E depois de perseverar somos estimuladas  a acrescentar a PIEDADE – a perseverança na palavra de Deus me levará a olhar para o outro como a nós mesmas. A entender que meu próximo precisa tanto de Deus quanto eu preciso, pois somos pecadores e destituídos estamos da graça de Deus, e que só por Jesus e mais nada chegaremos ao pai. Isso fará com que eu julgue menos, ame mais o que não é amável, e aceite a condução e direção de Deus para minha vida.

Por fim Pedro nos exorta a buscar a FRATERNIDADE – o amor fraternal é consequência da piedade em relação ao próximo. Não posso amar o próximo se eu não me colocar no lugar dele (piedade). É através do amor ao próximo que revelamos o amor de Deus. Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes I Pedro 3:8.

Todas essas qualidades citadas acima, nos impede de sermos inoperantes e improdutivos aonde o Senhor nos colocou.

Pedro nos dois últimos versículos, 9 e 10 nos exorta, de que se não temos essas qualidades em nós, estamos cegos, e por isso, não conseguimos enxergar e olhar a rocha que é Jesus, e esqueceremos que Ele nos purificou para buscarmos viver de maneira santa, a fim de que não tropecemos.

Assim, precisamos estar atentas ao que Deus quer de nós. E pensar nas seguintes perguntas:

  • Será que é realmente viver uma vida missionaria carregada de atividades?
  • O que preciso mudar para parecer mais com o meu mestre?
  • O que Deus tem me mostrado e como tenho reagido nesse processo de aperfeiçoamento?

Que Deus nos ajude a seguir firmes no crescimento e amadurecimento na nossa caminhada  cristã e jornada transcultural.

Precisamos aprender a parar e ouvir a voz do Senhor nos dizendo: Fique parada, não faça coisa alguma. Inicie um relacionamento de amor intimo comigo. Comece acrescentando o que falta para vc chegar a estatura do varão perfeito que Jesus, como nos exorta o apostolo Pedro. A caminhada é longa, desafiadora, difícil, mas a vitória já nos está garantida.

Gleici Balaniuc é casada, formada em Nutrição, pós graduada em Nutrição Clínica, Fitoterapia aplicada a Nutrição e mestrado em Ciências de Alimentos. Trabalhou por 15 anos no Continente Africano, atualmente trabalha juntamente com seu esposo na Base da missão Pioneiros-Brasil na mobilização supervisão de área e cuidado do obreiro multicultural.

Leia mais devocionais para Mulheres Multiculturais em nosso blog: Clicando AQUI

Confira novidades diárias na nossa página do Instagram. Clicando AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima