Transição Cultural
O passo a passo para uma jornada saudável rumo à nova cultura
Mudar para um novo local pode ser uma grande aventura e um enorme privilégio! Contudo, existem inúmeros desafios que muitas vezes não são abordados, gerando expectativas irreais que impactam o processo de adaptação à nova cultura.
Os desafios que acompanham a transição cultural são maximizados quando há falta de planejamento, preparo prático e apoio apropriado.
Este livro traz um passo a passo que visa esclarecer conteúdos para o apoiar em uma mudança segura e saudável.
O que você econtra neste livro?
O livro Transição cultural é uma resposta aos tantos pedidos de ajuda que chegam ao CMM para a construção de um manual que auxilie a transição entre culturas de uma forma saudável.
Ele serve tanto aos marinheiros de primeira viagem quanto àqueles que estão enfrentando mais uma mudança de local. Podendo ser uma ferramenta eficaz, auxiliando em qualquer período da transição, desde o momento da decisão da saída ou mesmo àqueles que já vivenciam o processo de adaptação e ajuste à nova cultura
Finalizando
Decisões e fechamento de ciclos.
“Na transição cultural, para que haja a abertura de novos ciclos saudáveis, se faz necessário o fechamento dos ciclos atuais”. Valeska Petrelli
Sim, vamos iniciar nossos primeiros passos pelo finalizar! Pode até parecer estranho, mas vale esclarecer que para começar bem, é preciso finalizar bem. E para que isto ocorra vamos compreender o que isso significa para a sua vida nesse período.
Transicionando
O movimento de saída.
“Os estágios da transição duram até não somente o desfazer das malas, mas no desempacotar da sua mente!” William Bridge
O transicionando é a etapa de saída, o movimento da mudança em si. Os últimos meses na sua cultura local, ou no país de residência atual, até a chegada ao novo destino. Um período de estresse e emoções paradoxais com a necessidade de orientações práticas para um preparo seguro.
Recomeçando
A chegada ao novo local
“As transições são aquelas etapas em que a vida muda radicalmente. Logo, nos movemos do todo para o nada.” Jorge Atiensa
Esta etapa marca o encontro com a nova realidade, o momento da chegada ao destino e seus primeiros choques e ajustes.
Ao recomeçar, diante de tantas novidades, diferenças e desafios, é importante que haja uma jornada intencional rumo à adaptação. Por isso, vamos compartilhar com você 7 pilares em direção ao processo de integração cultural.
Adaptando
O ajustamento à nova realidade cultural
“Se não te livrar do deserto, ele vai te fazer florescer nos solos áridos.” Charles Costa – Oseias 2:14-23.
Esta etapa é marcada pelo ajustamento por meiro do observar, aprender e praticar. Um período de maior liberdade no ir e vir, uma certa rotina estabelecida e progresso no funcionamento básico das tarefas do dia a dia. Nesta etapa, caminhamos com alguns pilares essenciais nos processos de imersão e adaptatação cultural para resultados frutíferos e duradouros.
Por uma jornada mais leve e mais saudável!
Você não está sozinha. Queremos embarcar nesta transição com você!
Testemunhos sobre o Livro
Transição Cultural
Sobre a Autora Organizadora do Livro
Valeska G S Petrelli
Casada, dois filhos, trabalhadora global com a MIAF. Fundadora e gestora do CMM – Confissões de uma Mulher Multicultural (movimento que promove cuidado integral para obreiros e famílias transculturais). Diretora do TCKtraining portuguese. Consultora e mentora em interculturalidade, especialista na Gestão de Pessoas, graduada em Psicologia, vive na África desde 2010. Atua na capacitação de líderes, no desenvolvimento de equipes, no treinamento e cuidado integral de trabalhadores globais e famílias em vivência transcultural.
Sobre as Autoras Cooperadoras
Arlete Castro
Luso-brasileira, casada, três filhos e seis netos. É Pedagoga e Psicóloga Clínica e do Aconselhamento. É trabalhadora multicultural com a Sepal servindo no Cuidado Integral de Trabalhadores Transculturais. Vive e trabalha na região de Sintra - Portugal, onde coordena o Projeto PitStop (um espaço para Cuidado de Pastores, Líderes e Obreiros Transculturais). É escritora com cinco títulos publicados e coordena também o blog Mulheres com História.
Daniela Condor
Casada, dois filhos, vive entre culturas desde 1995, atualmente em um país da África Ocidental. Foi para o campo transcultural servindo como solteira por mais de cinco anos e depois continuou no trabalho multicultural como casada. É escritora, coordenadora e redatora do blog CMM, facilitadora de pequenos grupos CMM para cuidado mútuo. Gosta de se dedicar à oração, à meditação das escrituras bíblicas e ao lar.
Juliana Kath
Mulher multicultural, casada, um filho. É engenheira agrônoma, iniciou a jornada transcultural junto ao seu esposo em 2017. Serviu na base da organização MAIS no Brasil, trabalhou por alguns anos em Uganda, e hoje vive em Moçambique – África. Atua no projeto de treinamento de nacionais na área da agricultura: Semeando Dignidade. Auxilia na logística CMM, na produção de conteúdo para redes sociais e é facilitadora CMM no cuidado de mulheres multiculturais recém-casadas.
Lea Marcondes
Viúva, dois filhos, avó de seis netos. Terapeuta Relacional, Bióloga, Educadora e Escritora. Atua na área do cuidado integral de trabalhadores transculturais. Vive em Portugal e dá suporte a organizações brasileiras no processo de seleção para o envio de obreiros e líderes que atuam na Europa, e outros lugares. É coordenadora do Abraço CMM (projeto de apoio emocional e psicológico a mulheres multiculturais). Facilitadora do CMM no cuidado de mulheres solteiras em serviço transcultural.
Márcia Carrilho
Márcia Carrilho Casada, dois filhos, avó de três, trabalhadora multicultural pela PI, atua no sul da Ásia com projetos esportivos. Profissional de Educação Física, especialista em Nutrição e Treinamento Esportivo. É mentora CMM no Cuidado Físico e Coordenadora da área de Treinamentos e Capacitação CMM.
Rafaela Speckhann
Casada, três filhos. É original de Joinville (SC), mas desde 2013 chama o oceano índico de lar. Formada em Letras e no ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira, é professora e líder de uma equipe multicultural em sua ilha. Trabalha com a capacitação de novos trabalhadores na aprendizagem de um idioma oral. Ama escrever e servir através de suas histórias, reflexões e poemas.
Sheila Midiã
Casada, dois filhos, mãe educadora (homeschooler). Vive e trabalha no Norte da África junto a sua família, pela AME. Auxilia mulheres e famílias no apoio logístico para a mudança de país e cultura. Apoia na área de educação escolar de filhos entre culturas e assessora no secretariado do CMM.
Transição Transcultural
Um passo a passo esclarecedor
O nosso maior desejo é que você desfrute deste material como um suporte efetivo, resultando em maior leveza e segurança na sua jornada de transição cultural.