Amor além das fronteiras

Expressando o amor em meio as diferenças culturais

Cada cultura ao redor do mundo possui suas próprias formas de demonstrações de afeto. Assim sendo, muitos casais de obreiros transculturais enfrentam desafios únicos ao expressar e vivenciar o amor em diferentes culturas. Normas e restrições culturais podem limitar as demonstrações físicas de afeto, como andar de mãos dadas ou abraçar-se em público, mas é claro que o amor não se restringe a isso!

No Japão, demonstrações físicas de afeto em público, como beijos e abraços, são geralmente evitadas. Em vez disso, os casais costumam expressar sua afeição através de gestos sutis, como trocar olhares, segurar as mãos levemente e oferecer pequenos presentes simbólicos.

Em muitos países do Oriente Médio, o contato físico entre casais em público é desencorajado. No entanto, a expressão verbal de amor e cuidado é altamente valorizada. Os casais costumam demonstrar seu afeto através de palavras gentis, elogios e demonstrações de apoio mútuo.

Na Índia, é comum que casais evitem demonstrações públicas de afeto. No entanto, existem formas de expressar amor de maneira culturalmente apropriada, como usar símbolos de compromisso, como anéis ou pulseiras, ou participar de rituais tradicionais de casamento, que são considerados expressões tangíveis de amor e comprometimento.

“Essas aparentes limitações podem ser oportunidades
de estabelecer novas formas poderosas de conexão,
aproveitando as características especiais de cada cultura.”

Aprender todas essas tradições e costumes pode ser cansativo no início, mas esse é o melhor caminho para encontrar maneiras apropriadas de demonstrar afeto na cultura onde servem. Envolver-se ativamente na comunidade também irá ajudar a fortalecer seu relacionamento através de novas formas de expressar amor.

Além de demonstrações físicas de carinho, é possível explorar outras formas de conexão emocional, como cozinhar pratos especiais para o parceiro, ter conversas profundas e significativas e oferecer apoio emocional nos desafios e conquistas do dia a dia. Essas aparentes limitações podem ser oportunidades de estabelecer novas formas poderosas de conexão, aproveitando as características especiais de cada cultura. Isso pode envolver aprender danças tradicionais, participar de rituais simbólicos ou criar tradições únicas do casal, que combinem elementos de ambas as culturas.

A chave para superar as restrições culturais está na criatividade e na capacidade de se adaptar. Ao explorar novas formas de demonstrar carinho e conexão, eles podem fortalecer seus relacionamentos, se adaptar às normas sociais da cultura em que estão inseridos e dar bom testemunho para a comunidade. Ser criativo e intencional são atitudes poderosas para superar os desafios e manter o amor vivo em um contexto transcultural. Agindo dessa forma, os casais transculturais podem construir laços profundos e duradouros que transcendem as barreiras culturais. No final das contas, é importante lembrar que o amor verdadeiro sempre irá encontrar maneiras de se expressar, independentemente de onde ele esteja plantado.

Ser criativo e intencional são atitudes poderosa para superar os desafios de manter o amor vivo em um contexto transcultural.

Ser criativo e intencional são atitudes poderosas para superar os desafios de manter o amor vivo em um contexto transcultural.

Débora Pessoa Melo

CAPA EBOOK DEBORA VERSAO 2

Você pode adquirir o ebook de autoria da Débora “Do Brasil para o Mundo”: guia prático para mudar de país sem perrengue, CLICANDO AQUI

Gostou desse texto? Leia mais conteúdos relacionado a este tema no nosso Blog CMM, CLICANDO AQUI

Debora Pessoa Melo

 É professora de Francês, Graduada em Secretariado e pós-graduada em Antropologia e Jornalismo Digital.
Em 2014 ela se mudou com seu marido e os filhos do casal para o Senegal, onde desenvolvem projetos de ensino, empreendedorismo social e desenvolvimento comunitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima