Construindo Raízes Inabaláveis

construindo raízes

Como encontrar pertencimento na jornada multicultural

“Mas eu não sinto que estou em casa!” – chorou minha filha de 15 anos quando voltamos para nossa casa atual depois de uma semana de férias de Natal na praia. Ela tinha razão. Ela acabara de sair de outro lar, um lugar onde nos hospedávamos a cada poucos anos desde que era bebê – ela tinha muito mais história ali do que na nossa casa atual. Havíamos nos mudado para essa casa há apenas um ano e meio e, antes disso, ela já tinha tido muitos lares, enquanto viajávamos entre nosso país de origem e o país onde servíamos.

A lista de lares dela inclui duas casas em uma mesma cidade e várias estadias prolongadas em casas de hóspedes, que chamávamos de lar, nas duas capitais próximas onde íamos comprar mantimentos refrigerados ou resolver questões de passaportes e documentos oficiais. Lar… Onde é o lar para nós, mulheres multiculturais, e para as famílias que cuidamos?

Muitas de nós, como minha filha, já gritamos: “Mas eu não sinto que estou em casa!”, mesmo quando voltamos ao nosso país de origem. As coisas mudam, as pessoas mudam, e nós também mudamos enquanto estamos fora. Mas há um LAR que é constante: o lar que Jesus nos dá nele, nosso Emanuel, Deus conosco. É uma realidade presente, mas ainda não completa. Ele nos dá paz e pertencimento, mesmo quando ainda não estamos definitivamente em casa. Ele nos conhece e cuida de nós, acompanhando cada uma de nossas idas e vindas entre todos os nossos “lares” terrenos.

Construindo raízes inabaláveis

Precisa de um lembrete? Olhe para o Salmo 139:
“Tu me sondas, Senhor, e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti!”

Desenhando um “mapa da vida

Uma maneira pela qual nossa família tem criado raízes na história do agir de Deus em nossas vidas é desenhando um “mapa da vida” em momentos decisivos, quando precisamos lembrar do cuidado e da direção de Deus no passado. Muitas vezes olhamos fotos da família ou contamos histórias sobre o que Deus fez em nossas vidas, mas adicionar um mapa da vida torna tudo mais concreto. Ele cria um espaço único onde seguimos o exemplo que Deus deu a Josué e aos israelitas em Josué 4, quando eles pegaram pedras do rio Jordão para lembrar do que Deus fez por eles – quando Ele afastou as águas do rio para que pudessem atravessar. Da mesma forma, registramos os feitos de Deus em nosso mapa da vida para lembrar do Seu agir.

Deus é honrado e tem liberdade para operar em nossas vidas quando trazemos à luz (e escrevemos no papel) momentos em que fomos feridos ou ainda estamos feridos, tempos em que lutamos com Ele ou ainda estamos lutando. Quando conseguimos colocar tudo diante d’Ele no mapa e finalmente dizer – EU CONFIO EM TI – com o bom e o ruim, os problemas e os momentos difíceis que Ele permitiu em nossas vidas, Deus é exaltado como o Deus Todo-Poderoso e digno de confiança que Ele é!

Quer começar sua própria jornada de mapeamento da vida? Não leva muito tempo para dar início e pode ser ajustado em uma única sessão ou ao longo do tempo. Pegue uma folha de papel e desenhe uma linha longa no meio dela, no sentido horizontal. Na extremidade esquerda, coloque sua data de nascimento, incluindo onde você nasceu e qualquer evento significativo dessa época. Depois, adicione outras datas importantes – nascimentos, mortes, casamentos, formaturas e eventos marcantes da sua vida. Isso pode exigir um pouco de reflexão, então reserve um tempo para pensar sobre algumas dessas categorias: família, escola, carreira, casamento, influências espirituais.

Por exemplo, eu fui o sétimo filho dos meus pais, que já estavam na casa dos 40 anos quando nasci. O namoro e os casamentos dos meus irmãos mais velhos influenciaram minha visão sobre o matrimônio. Minha avó foi a primeira pessoa da minha família a falecer em um momento em que eu já conseguia compreender a morte. Ver o rosto dela no funeral deixou claro para mim que ela não estava mais naquele corpo – seu espírito havia partido para estar com Deus.

No aspecto espiritual, talvez existam lições de vida que você aprendeu ao longo do tempo. Marque essas lições na linha do tempo e acrescente detalhes sobre elas na parte superior do papel. Da mesma forma, registre as lutas difíceis que você enfrentou, marcando na linha do tempo e adicionando detalhes abaixo dela. O uso de cores pode trazer mais clareza – marrom para as lutas, verde para as lições de vida e outras cores para diferentes categorias podem ajudar a enxergar melhor os altos e baixos do agir de Deus em nossa trajetória, dando a Ele a glória pelo que tem feito.

Vendo Deus no meu “mapa da vida”
linha do tempo

Ao revisar meu próprio mapa da vida para escrever este texto, fiquei impressionada ao lembrar dos versículos que Deus me deu nos momentos difíceis, das pessoas que Ele colocou em meu caminho para ensinar e encorajar, e dos acontecimentos que, embora tenham parecido caóticos e difíceis na época, estavam sendo usados para me moldar e revelar mais sobre quem Deus é. Deixe-me dar um exemplo: quando voltamos do nosso campo de serviço para nossa primeira licença e para o nascimento do nosso segundo filho, o país onde morávamos estava em crise. No nosso primeiro período lá, já havíamos vivido algumas tentativas de golpe de Estado, mas, enquanto estávamos fora, um golpe real aconteceu. Os trabalhadores foram evacuados à medida que os militares assumiram o controle. Eu me perguntava se deveríamos voltar. Foi então que Deus falou claramente comigo por meio de Jeremias 42:9-16:

“Se vocês permanecerem nesta terra, eu os edificarei e não os derrubarei; eu os plantarei e não os arrancarei… Mas se vocês disserem: ‘Não permaneceremos nesta terra’ e assim desobedecerem ao Senhor, seu Deus, e disserem: ‘Não! Iremos para o Egito, onde não veremos guerra, nem ouviremos o som da trombeta, nem passaremos fome’… então a espada que vocês temem os alcançará ali, e a fome que receiam os seguirá…”

Como eu queria ir embora! Mas, dezoito anos depois, posso dizer que os países para os quais eu queria fugir também passaram por golpes, e Deus realmente nos edificou e estabeleceu ali, não apenas a nós, mas também Seu reino através da nossa presença. Que incrível vislumbre do agir de Deus!

E quanto a você? Existem versículos que Deus usou para falar com você ou pessoas que foram instrumentos d’Ele na sua vida? Adicione isso à sua linha do tempo.

Seu mapa está ficando cheio do lado esquerdo? E quanto aos acontecimentos atuais, pessoas, versículos, lições ou lutas que você está vivendo agora? Vamos adicioná-los ao meio da linha do tempo. Minha luta atual é aprender como Deus está me guiando para servi-Lo em um novo país, com uma nova língua, novos companheiros de equipe e um estilo de vida completamente diferente. Mas esse é um bom lugar para estar – um presente gracioso do nosso amoroso Pai celestial depois de quase 20 anos em um lugar difícil.

Que presentes Deus tem concedido a você agora? Como Ele está agindo em você e em sua família hoje?

Olhando para o futuro

Por fim – ainda tem espaço no seu mapa? Quais são seus sonhos para o amanhã? E para o próximo ano? E para os próximos 5 ou 10 anos? Quais são os marcos futuros para você e sua família? Talvez haja formaturas, casamentos, netos chegando, uma nova mudança ou até a aposentadoria! Reserve um tempo para apresentar esses eventos diante do Senhor em oração.

Agora, olhe para o mapa inteiro. Ao fazer isso, observe o quanto Deus tem te guiado, ensinado e direcionado ao longo da sua vida. E ao olhar para frente, para onde Ele está te conduzindo agora, houve momentos em que você se sentiu perdida? Talvez o mapa possa te ajudar a identificar os pontos de virada. Como você encontrou novamente a direção que Deus tinha para você? Para onde está indo agora?

Queridas irmãs, ao refletirem sozinhas ou com suas famílias sobre o que Deus já fez, está fazendo e ainda fará, construindo para vocês um lar Nele através dessa linda vida multicultural, que esta promessa seja real em seus corações:

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”
Romanos 15:13

Um grande abraço de uma irmã de jornada nessa caminhada multicultural!

Leia mais textos relacionados à vida entre cultura no Blog CMM e fique por dentro das novidades no nosso Intagram

Rebecca Kendall

Vivendo para glorificar a Deus, fazer o mundo ao meu redor crescer e desfrutar do que Ele me deu. Estudiosa da Bíblia, biologia, línguas, ensino e cultura, vivendo na África Ocidental desde 2004. Esposa de Nathan, mãe de três e tia de muitos.

2 comentários em “Construindo Raízes Inabaláveis”

  1. Gostei muito da ideia de reforçar com um mapa da vida, a ideia de que temos um ‘Lar no Senhor’. É encorajador ler o testemunho e aprender com exemplos que funcionam.
    Agradecida por compartilhar.
    Que o Senhor Jesus Cristo nos abençoe e guarde.
    Rose

    1. Eu também acho maravilhoso essa dinâmica. Já fiz a minha linha do tempo algumas vezes, e foi maravilhoso, chorei muito em ver como Deus tem escrito minha história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima