Reconhecendo limites e a essencialidade do descanso
Todos os dias milhares de mulheres mundo afora, em diversas culturas e nacionalidades terminam o dia cansadas. E por vezes, diante de outra noite de sono tem a expectativa do descanso, mas ele não vem.
Não é incomum notar que o descanso físico não seja mais suficiente, fazendo pouco ou nenhum efeito na recarga de energia necessária para termos uma vida mais feliz. E quem não quer um dia a dia mais leve, mais disposição?
Esses dias fiz uma enquete nas minhas redes sociais e confirmei o que as pesquisas já têm mostrado de várias maneiras: em muitos casos, o nosso maior cansaço é o mental e emocional!
Mas o que isso significa, afinal? Que essa sensação de rotina pesada, de que alguma parte do corpo está dolorida constantemente, impaciência, falta de vontade etc, podem ser sinais de um cansaço acumulado que não vemos. E esse cansaço interminável existe porque o descanso necessário não aconteceu ainda!
É comum para as mulheres o hábito de estar com a cabeça cheia: tarefas pendentes, autocobranças, afazeres domésticos, preocupações com o futuro, com filhos, roupas, escola, saúde…
Eu poderia fazer uma super lista de tarefas, exatamente nesse momento, aqui na minha cabeça. Tenho certeza que você também pode fazer a sua lista. Mas o fato é o seguinte: se a gente não para de pensar a gente para de viver! Gosto de usar essa frase afim de lembrar da necessidade de cuidar do que permitimos que permaneça em nossa mente.
Existe uma sobrecarga invisível. Estigmas e paradigmas sobre nós, mulheres, e isso se pontecializa no servir entre culturas. Mas existe também uma humanidade em nós que grita por socorro. Não está tudo bem você não estar bem! Essa mentira precisa acabar! Você não nasceu pra viver empurrando os seus dias, pra ver os anos passarem esperando por algo que, na verdade, não combina com suas escolhas de hoje.
Você sabia que enquanto não assumir seu valor, e decidir que em todos os seus dias as suas escolhas devem contribuir para o seu bem-estar, para que haja saúde e sirva melhor, o serviço que você presta ao mundo é negativo? ️Repito: ou você está bem ou não tem jeito de fazer bem pra mais ninguém.
Eu sei que pode soar egoísta ou parecer confrontar em algum aspecto de sua fé, seu ministério, seu servir ao outro, mas acredite, inevitavelmente, é o olhar para si mesma, compreendendo suas limitaçoes e potencialidades que irá lhe conduzir aos planos de Deus para você. Não é por acaso que o mandamento sobre o amor ao próximo nos certifica que o amor por nós mesmos seria o ponto de partita.
Atualmente, tenho boas expectativas , pois tenho visto cada vez mais mulheres assumindo seus limites e potenciais, abraçando suas vulnerabilidades, falando sobre suas dores com mais consciência e responsabilidade. Não é falar reclamando, se fazendo de vítima, culpabilizando algo ou alguém.
Quando você e eu conseguimos olhar para quem somos , inteiras, enxergar nossa essência com verdade e coragem, isso não nos torna mais fracas. O efeito é exatamente o inverso: nos tornamos mais fortes, mais confiantes! Nos permitimos descansar!
“Abra mão da ideia de que exaustão é pré-requisito para o sucesso,
e que exceder seus limites demonstra que você se importa.”
Dr Caroline Leaf.
Quando aprendemos a observar os nossos pensamentos, também ganhamos a possibilidade de renovar nossa mente. Isso tem impacto na percepção da sensação e sinais de exaustão . Em muitos momentos na Bíblia somos advertidas das consequências desastrosas de andarmos distraídas ao que habita nossa mente. ” Se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nesssas coisas”- Filp.4:8
Também a ciência nos afirma que na mente pode habitar tanto o que pesa, quanto o que nos alivia. Você sabia que chegar ao final da semana, por exemplo, sentindo como se um caminhão tivesse passado por cima de você, pode ser mais do que apenas o resultado de um acúmulo de tarefas? Vale lembrar que exaustão não é sinônimo de sucesso, não significa que você fez o melhor que poderia, nem tem relação com seu valor.
“Abra mão da ideia de que exaustão é pré-requisito para o sucesso, e que exceder seus limites demonstra que você se importa.” Dr Caroline Leaf.
Precisamos urgentemente recusar a crença de que somos mais capazes ou melhores quando estamos exaustas! Isso tem a ver com conhecer nossos limites e comunicá-los, inclusive aos que mais amamos. Negligenciar o descanso não pode ser sinal de que amamos ou cuidamos mais!
Um bom começo é organizar o que de fato pode e deve ser feito dentro de sua realidade e possibilidades, e o que você pode transferir à outros, quando e para quem. Colocar no papel, visualizar e conversar sobre prioridades. Que tal começar por escrever o que está ocupando seus pensamentos?
“Requer coragem dizer sim para o descanso numa cultura onde a exaustão é símbolo de status.” Brene Brown
Vai ter coragem de descansar essa semana? Basta uma escolha consciente para começar. Dormir um pouco mais cedo, desligar o celular por algumas horas, escrever ou desenhar, pausar para um café ou meditação…são tantas possibilidades!
Quando estiver cansada, ao invés de fingir que está tudo bem ou seguir reclamando da vida, experimente dar um tempo pra si mesma, reconhecer seus limites e lembrar que se olhar com verdade, coragem e respeito libera o amor de Deus pra fluir em você e através de você.
Liluani de Paula é casada com Jefferson há 15 anos e mãe de 2 filhos preciosos (13 e 4 anos). Vive com sua família no Norte da Inglaterra há quase 5 anos. Trabalha com desenvolvimento pessoal desde que se formou em Psicologia em 2003. Tem um chamado pra despertar, encorajar, treinar e apoiar mulheres na jornada de tornar real a vida abundante que Deus planejou pra cada filha. Ama cada oportunidade que Deus a dá de participar dos planos dEle nessa Terra.
Siga a autora no Instagram, e terá acesso a mais conteúdos relacionados com esse tema, clicando AQUI
Leia mais sobre autocuidado e a vida entre culturas nos nosso Blog CMM, clicando AQUI