Exposição de Imagens de Crianças em Contexto Multicultural

exposicao de imagens cmm

Dicas sobre os cuidados ao postar imagens infantis nas redes sociais

Há alguns anos, o jardim de nossa casa em um país da África Ocidental, ganhou um significado muito especial para mim, pois era onde conduzíamos um programa de alfabetização para meninas em situação de vulnerabilidade. Mas, um dia, uma das meninas me surpreendeu com uma pergunta: “O que você faz com nossas fotos?”, pergunta com um olhar desconfiado. A partir daquele momento, começamos a refletir de maneira mais profunda sobre o assunto e a ter uma atenção especial em relação às imagens de crianças publicadas nas mídias sociais.

Eu poderia começar este texto falando diretamente do tema, mas parece que há algo que precisa ser discutido antes de tratar da exposição de imagens das crianças em contexto multicultural nas redes sociais, é sobre nossa motivação. Maria e Judas nos dá um exemplo claro sobre isso.

Ao ler o relato do jantar que Jesus foi convidado na casa de Simão em Betânia, examinando os presentes e tudo o que ocorreu naquela noite, decidi comparar as motivações do coração de Maria e Judas. Ela surpreende a todos ao derramar um frasco de perfume valioso sobre Jesus. Vejo-a completamente entregue, demonstrando com essa atitude que nada neste mundo teria um valor maior do que entregar sua vida aos pés de Jesus. Por outro lado, vemos Judas se apresentando de forma atraente, falando sobre “projetos sociais”. Sim, projetos sociais, pois ele estava propondo ajudar os pobres com a venda daquele perfume, mas, na verdade sua verdadeira motivação era obter lucro e não um interesse verdadeiro em ajudar os pobres.

Imagem

Por que falar em motivação quando o que queremos discutir aqui é a exposição de fotos infantis na internet? Antes de compreendermos os riscos que isso representa, é imprescindível sondar nossos corações ao compartilhar uma imagem de criança em mídias sociais, especialmente quando se trata de crianças em situação de vulnerabilidade. Devemos questionar o motivo pelo qual estou compartilhando esta imagem das crianças no facebook ou no instagram. Devemos nos perguntar:

“Por que estou postando minha foto ao lado dessas crianças em situação de vulnerabilidade, ainda que agora elas pareçam estar seguras no meu projeto social, igreja ou na comunidade em que trabalho?”

“Os pais dessas crianças, os tutores ou os órgãos que me outorgaram a guarda total ou por um período do dia, sabem que as estou expondo nas redes sociais?”

 “Se o motivo é amor, ou por que gostaríamos que nossos irmãos na fé conheçam as necessidades dessas crianças, porque não demonstrar amor preservando o direito de privacidade delas?”

Vamos meditar mais um pouco? Como você se sentiria se soubesse que a escola onde o seu filho estuda, constantemente postava fotos dele nas redes sociais sem a sua autorização? Ou se aquela professora da escola dominical do seu filho, cada vez que dava uma aula, postasse as fotos das crianças no seu Instagram para promover o seu trabalho? Quando se trata de publicar fotos de crianças em situação de vulnerabilidade, a fim de sensibilizar mantenedores para projetos sociais, devemos lembrar de que essas crianças já sofreram muitos tipos de abusos e direitos violados, tais como o direito de proteção e privacidade, desta forma, sua exposição em mídias sociais, não deixa de ser um tipo de abuso e exposição de sua vergonha.

Por que a exposição de imagens de crianças nas mídias sociais é tão delicada?

1 – Porque a criança ainda não é consciente do que implica ter suas fotos nas redes sociais, para decidir se quer ou não que a sua imagem seja exposta.

Captura de tela 2024 07 29 232222

2 – Após a publicação das imagens na internet, você não tem mais controle sobre o destino delas. Outras pessoas podem ter acesso e dar diferentes fins a estas fotos.

3 – Os pais podem processar as pessoas que postam fotos dos seus filhos sem autorização. É um direito da criança a preservação de sua imagem, privacidade e inviolabilidade da sua intimidade, podendo ser punido as pessoas que violam esse direito.

4 – Os parentes e até as crianças em risco podem se sentir usadas ou pensar que você está expondo sua situação de risco para tirar proveito. As crianças também podem se sentir constrangidas com suas fotos expostas nas redes sociais.

5 – Outras pessoas podem usar as fotos das crianças do seu projeto social a fim de promover seus próprios interesses.

Dicas de como proceder em relação às fotos de crianças em seu projeto social ou igreja

1 – Tenha escrito e colado na parede do seu projeto um cartaz dizendo que é proibido tomar fotos das crianças sem a autorização do staff do seu projeto.

2 – Ao tirar fotos das crianças, busque tomar fotos de posições em que elas estejam de costas para a câmera.

closeup shot man s foot river water filled with small stones

3 – Ao postar uma foto em que as crianças estejam de frente para câmera, procure desfocar o rosto usando um recurso disponível para isso nos seus celulares.

4 – Faça fotos artísticas, tirando fotos apenas de uma parte dos membros do corpo, tipo, só as mãos ou pés das crianças, somente os olhos, ou apenas os cadernos da sala de aula, apenas as sandálias etc.

5 – Se deseja postar uma foto em suas cartas de oração ou em redes sociais como facebook, instagram, peça autorização para os pais, assinada por escrito.

                “Agir sem pensar não é bom, quem se apressa, erra o caminho.” (Provérbio 19:2) Sábio é este conselho para aplicarmos antes de postarmos alguma imagem de crianças em contexto multicultural, sobretudo, aquelas em situação de vulnerabilidade. Tomemos o cuidado de examinar nossas motivações e procuremos agir com sabedoria para proteger os pequeninos que o Senhor nos confiou.

Leia outros textos relacionados a Vida entre Cultura, no Blog CMM, clicando AQUI e fique por dentro de conteúdos diários em nosso Instagram

8ebc9ce3060b8ee648db2cee71df30d5?s=96&d=mm&r=g

Daniela Condor

Colaboradora da redação do Blog CMM, esposa, mãe, servindo entre culturas desde 1995. Atualmente vivendo em um país da África Ocidental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima