
Deus está Cuidando dos Detalhes
Desde que mudamos de campo, ainda não conseguimos o visto de residência. Então, temos sido desafiados a viajar a cada três meses para renovar o visto.
Por um lado, viajar é muito bom! Contudo, uma viagem de três dias é muito cansativa. É literalmente um bate e volta. E quando viajamos com crianças, o cansaço é ainda maior, pois precisamos lidar com nossas questões e com as questões deles.
Então, para facilitar o processo, antes da viagem temos uma conversa em família e explicamos os detalhes dos percursos a serem percorridos. Sobre destino, horários, meios de transporte, onde passaremos, onde ficaremos, etc. Depois da conversa eu sempre explico que logo antes da viagem precisamos acionar nosso botão de Modo Viagem.
E quando meus filhos me perguntaram o que seria o botão de Modo Viagem expliquei que é o botão que aciona em nós um modo que, enquanto viajamos, dormimos onde dá, comemos o que tem, compartilhamos nossa água e não reclamamos de nada.

Parecia que ia ser só uma sessão de orientação. Contudo, graças a Deus, os meninos conseguiram acionar o modo viagem e ao longo do tempo eles tem conseguido se adaptar ao contexto que se apresenta. Engraçado que o mais novo sabia até onde tocar no corpo para “ligar o botão”.
A primeira viagem é sempre a mais difícil, pois nos pega de surpresa em tudo; em um país que não conhecemos, com língua que não entendemos e todos os desafios que se apresentam.
Viagem e Aventura
Quando morávamos no sul do país, precisávamos pegar um ônibus sem banheiro e viajar nele por oito horas até a capital. Quando o ônibus chegava, nos dividíamos entre quem guardava as malas no porão e quem corria para pegar lugar.
Infelizmente, vendiam passagens a mais que o número de assentos e já presenciamos pessoas viajando de pé, sentadas no chão do corredor. Então, encontrar lugar para sentar era uma prioridade. Era horrível! Porque não existia fila e nem respeito, era uma verdadeira luta em que todos buscavam uma cadeira.
Geralmente, ocupávamos os lugares que ninguém queria, sobretudo no verão. Eram os lugares lá de traz onde ficava o motor, em contrapartida, conseguíamos ir juntos na mesma fileira e isso deixava as crianças muito felizes.
Deus cuida dos detalhes

Uma família de brasileiros que mora na capital sempre nos recebe com muito amor. Eles preparam lugar para descansarmos, preparam comida gostosa, além da companhia e da boa conversa. Tem sido um bálsamo cada encontro, mesmo que seja rapidinho, tem sido muito abençoador.
Meu filho mais novo gosta de estabilidade e com isso, ele tem mania de padronizar as coisas. Por exemplo, tem período que ele quer comer todos os dias mingau de aveia, às vezes é pão e ovo, e assim vai. Lembro que ele estava no período de comer crepe de manhã. E antes de sair de casa, ao se conectar com o modo viagem eu o lembrei: -No modo viagem, não tem crepe de manhã, a gente come o que tem! E ele respondeu positivamente.
Para nossa surpresa, ao chegarmos na casa dos brasileiros, nossa amiga preparou crepes no café da manhã e lasanha no almoço. Os olhos do meu filho brilhavam de tanta surpresa e felicidade! -Tia, a senhora sabe que de manhã eu como crepe? E sabia que lasanha é minha comida preferida?
Naquele dia, meu filho aprendeu que o Deus que nos conhece em detalhes nos surpreende e nos supre mesmo quando abrimos mão de fazer o que gostamos de acordo com nossos padrões elaborados. Ele sempre nos surpreende!
Estamos de viagem nessa terra
Nessas idas e vindas passamos por perrengues, sorrimos, choramos, dormimos no chão, no colchão quentinho, no colchão inflável, tomamos banho frio e banho quente, comemos pão gelado e comidas quentinhas, andamos muito, conhecemos pessoas e lugares, nos cansamos, desfrutamos, já passamos por muitas coisas juntos.
E assim é nossa vida! Ou pelo menos deveria ser! Deveríamos nos conectar com o modo viagem com mais frequência; reclamar menos, aproveitar mais! Seguir sabendo que esse tempo aqui é curto. Às vezes, vivemos como se esse fosse nosso eterno lar. E não é. O eterno está logo ali. Por aqui, tudo é passageiro. Precisamos alinhar nosso coração a essa realidade!
Dicas pra quem viaja com crianças:

- Faça um check list com os itens necessários, não se esqueça principalmente dos documentos.
- Leve sempre com você lanchinho, água e lenço umedecido.
- Peça para seu filho escolher uma pelúcia para a viagem.
- Leve um caderno e lápis para que ele desenhe durante a viagem.
- Corte uma garrafa descartável e coloque vários saquinhos plásticos dentro. Essa pode ser sua lixeira e um lugar onde seu filho pode vomitar, se necessário.
- Aproveite cada momento! A vida é um sopro e logo mais os pequenos crescem e o que ficam são as memórias que construímos juntos.
Que nessa trilha chamada vida, possamos nos conectar mais com o que tem mais valor, que possamos priorizar o invisível, convidar Deus para nossos relacionamentos, para nos ajudar em todos os momentos e assim caminharmos com mais leveza e simplicidade. Nada fácil! Mas que seja um desafio diário aceito. Vamos juntas?!
Priscila Alencar é casada e mãe de dois meninos. Serve em contexto transcultural há 15 anos. Dedicando sua vida ao serviço a Deus, servindo ao próximo tem buscado materializar o Amor através das mais variadas iniciativas. Juntamente com sua família, ela segue vivendo no continente africano.
Todos os dias temos novidades para você no Instagram CMM. Leia mais artigos relacionados à vida entre culturas Blog CMM
EVENTO
Semana do Cuidado da Mulher Multicultural

Inscreva-se Aqui
