Nutrientes Espirituais para seu Crescimento

nutrientes

A Importância dos Nutrientes para a Saúde Física e Espiritual

Hoje quero compartilhar com vocês um texto do qual o Senhor falou ao meu coração no meu primeiro ano no campo transcultural em 2008. Deus foi gracioso comigo em me mostrar, através da minha formação em nutrição, que como os nutrientes que cumprem o seu papel no meu corpo físico, existem os nutrientes espirituais que seriam fundamentais para que eu conseguisse vencer as batalhas que surgiriam na minha jornada ministerial. Antes de tudo, minha oração é para que esse texto te abençoe como tem me abençoado desde então.

Texto base: Joao 6:22-40

O alimento, como todos sabemos, é a base de nossa sobrevivência. Sem os nutrientes presentes nos alimentos, nós definhamos à inanição e consequentemente à morte. O alimento também é na maioria das culturas algo prazeroso e de unidade entre famílias, o que traz laços e lembranças boas. Além disso, desde o início serve de entrosamento, onde nos sentimos pertencentes, dividimos as alegrias e nos mantemos fortalecidos. Do mesmo modo, nas famílias, é ao redor de uma mesa que todos se reúnem e conversam animadamente. Nas confraternizações, casamento, aniversários, igreja, etc em tudo tem o alimento presente.

Nutrientes Físicos e Espirituais: Comparação entre Saúde Física e Vida Cristã

Saúde Física:

Na ciência, o alimento é objeto de estudo (é bom para isso, ajuda naquilo, faz mal nisso). Assim também os leigos se perguntam sobre que alimento é bom pra determinada doença, que alimento engorda, que alimento emagrece, etc….
A Bíblia de Gênesis a Apocalipse faz menção do alimento. Fala do alimento físico, “E acrescentou Deus: Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Esse será o vosso alimento! Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a todos os répteis da terra, e a todas as criaturas em que há fôlego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento!”. (Gen 1: 29;30) Da mesma forma, fala do alimento espiritual. Nesse sentido, do alimento físico, a Bíblia dá boas dicas de como deve ser a alimentação humana, mas de maior importância, ela nos dá instruções de como deve ser nosso alimento espiritual.

Saúde Espiritual:

Foi neste momento, observando os alimentos, que Deus começou a trazer ao meu coração, fazendo as devidas comparações, quais seriam esses nutrientes espirituais, fundamentais para uma vida de comunhão com Ele e com os outros ao meu redor. Por isso, precisamos frequentemente nos perguntar: Qual tem sido o meu alimento espiritual? De que tenho me nutrido, para permanecer saudável espiritualmente?
Na alimentação humana, nós precisamos de nutrientes básicos pelos quais depende a nossa saúde física: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, para crescermos sadios e de forma saudável.
Na vida espiritual, também precisamos de nutrientes básicos para nosso crescimento espiritual. Fazendo uma analogia com a nutrição, quero trazer quais seriam esses nutrientes fundamentais para uma vida espiritual saudável.

Nutrientes para uma Vida Espiritual Saudável

1 – A palavra de Deus como estrutura da vida cristã.

Definitivamente, nosso corpo físico é um complexo de massa muscular e ossos que nos mantêm em pé. Do mesmo modo, na vida cristã, o que nos mantêm firmes é a palavra de Deus. De acordo com Mateus 7:24, “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as prática será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha“.
Assim como a proteína sustenta nosso corpo, a Palavra de Deus sustenta a vida cristã. Afinal, é ela que nos sustenta nos momentos de adversidades. É ela que nos dá as respostas claras acerca de como devemos viver e nos relacionar com os outros.

nutrientes

Precisamos nos alimentar da palavra de Deus e construir todos os dias os alicerces, as paredes de sustentação da nossa vida espiritual. Em Jeremias 15:16 o profeta declara: “Achadas as tuas palavras, logo as comi. As tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração. Pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos“.
Uma vida cristã sustentada na Palavra de Deus é uma vida firmada na rocha que é Cristo. Em João 6: 50-51 diz: “Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo“. Como precisamos diariamente do alimento físico, assim também precisamos diariamente do alimento espiritual. Por isso necessitamos continuamente dos seguintes nutrientes:

Meditar na Palavra

Não se aparte da tua boca o livro desta Lei. Antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito. Porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás“. Josué 1:8

Guardar a Palavra

Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” Salmo 119:11. “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo“. Ap 3:8 e Ap 22:7.

Usar a Palavra

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim“. Atos 17:11

A Palavra de Deus é o alimento eterno (Isaias 40:8, Mateus 24:35, Marcos 13:3). É através da Palavra, o verbo de Deus, que temos regras para vida eterna (João 8:51).
Precisamos estar firmados na palavra, é ela que nos manterá de pé nos momentos de provação e dificuldades que surgirem em nossa caminhada. Você está pronta a responder às tentações que sobrevirão no seu dia a dia com a Palavra, como fez o nosso mestre Jesus?

2 – Oração como energia para a vida cristã (para vencer as batalhas)
Orai sem cessar:

Lip e Cho são nutrientes que nos fornecem energia e ajudam a manter a estrutura do corpo e nos dão energia que precisamos para as atividades diárias. Igualmente, a Bíblia nos diz em 1 Tess 5:17 “Orai sem cessar“. Porque sem a oração constante não teremos forças para perseverar diante das lutas do dia a dia. Assim como a energia que nosso corpo tira dos carboidratos e lipídios para funcionar perfeitamente, nós espiritualmente necessitamos da oração (sem cessar) para conseguirmos vencer na caminhada cristã.

Vigilância e oração:

O apóstolo Paulo, em suas cartas, sempre encorajava os seus leitores a perseverarem na oração (Leia: Atos 1:14; Atos 2:42, Romanos 12:12), a viverem uma vida de oração no Espírito, vigiando em todo tempo( Efésios 6:18).

Oração como nutriente que sustenta a fé:

Jesus foi o nosso exemplo maior na oração, além de nos ensinar a orar, nos mostrou que o combustível do seu ministério foi a oração. Vários são os relatos em que Jesus saía sozinho para orar. Leia; Mc 1:35; Mc 14:32; Mat 14:23; Lc 5:16. Todavia, Jesus mantinha um relacionamento íntimo com o Pai, o tempo todo. E quando ele estava para ser preso no Getsêmani ele nos deixou uma orientação preciosa sobre a oração em Mateus 26:41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca“. O apóstolo Pedro também fala da importância da vigilância e da oração em 1 Pedro 4:7: “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alerta; dediquem-se à oração“.
Se queremos vencer na nossa caminhada cristã e ministerial, precisamos exercitar e nos envolver em uma vida disciplinada na oração. A oração é o combustível para o exercício da fé, é com ela que temos comunicação com o Deus Santo e soberano, sem ela teremos uma vida sem deleite e alegria no Senhor.

3 – Comunhão como fortalecimento para a vida Cristã.
Unidade e cresimento

Na alimentação humana, nós precisamos dos micronutrientes, vitaminas e minerais, que ajudam o nosso corpo nas diversas reações químicas de metabolização de carboidratos, lipídios e proteínas que serão usados por nossas células e nos manterão saudáveis. Da mesma forma sem a comunhão com outros irmãos não conseguimos ser moldados e fortalecidos na comunhão com o Senhor, vivendo uma vida cristã de forma saudável. O capitulo 1 de Atos relata o início da Igreja e no versículo 42 fala que Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à COMUNHÃO, ao partir do pão e às orações.
Essa comunhão ia além do que está na igreja aos domingos. Em Filipenses 2: 1 a 5, Paulo exorta a igreja de Filipos a viver em comunhão, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, sendo unidos em tudo, e no final Paulo exorta a igreja a ter o mesmo sentimento de Cristo.

Afiando uns aos outros

Em Prov 27:17 o texto fala que assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. Como os micronutriente são usados no nosso corpo para transformação e bom funcionamento celular, a comunhão com outros irmãos nos ajuda, nos molda, nos afia a sermos cada vez mais parecidos com Cristo. E na comunhão que aprendemos e praticamos os dons espirituais que nos ajudam a crescer como corpo de Cristo. Pessoas diferentes, mas que juntos se unem para formar o corpo de Cristo. Como os nutrientes, que são muito diferentes, mas cada um exercendo o seu papel na manutenção do corpo saudável.

Equilíbrio entre Nutrientes Espirituais: Palavra, Oração e Comunhão

Para finalizar minha analogia, gostaria de lembrar a você que na alimentação precisamos do equilíbrio entre os nutrientes que precisamos no dia a dia. Não adianta comermos só um tipo de nutriente. Precisamos diariamente dos Carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, pois não adianta optar por comer apenas proteína, deixando de lado o carboidrato, lipídios, vitaminas e minerais. Assim da mesma forma, para sermos saudáveis espiritualmente precisamos nos nutrir da palavra de Deus, da oração e da comunhão com o corpo de Cristo. Como advertiu o apostolo Paulo em 1 Timoteo 4:6: “Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

Reflexão Final

Temos realmente buscado o verdadeiro alimento que nos trará vida eterna?
No texto base, Jesus exorta a multidão, para que trabalhasse pela comida eterna, aquela que subsistirá para a eternidade, a qual nos é dada pelo próprio Deus. E em João 6:63 Jesus diz que “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”
Reavalie sua escolhas, verifique o que está faltando e busque o equilíbrio para sua vida espiritual. Lembre -se que o nosso Deus, não está interessado naquilo que fazemos para ele, mas naquilo que somos diante dEle.

Você pode encontrar mais textos para sua edificação pessoal no nosso Blog CMM. Todos os dias temos novidades para você Mulher Multicultural no nosso Instagram.

Pensando em mudar de país? Adquira o

Livro Transição Cultural

Clicando AQUI

HBOOK003

Este livro traz um passo a passo que visa esclarecer conteúdos para o apoiar em uma mudança segura e saudável.

Mudar para um novo local pode ser uma grande aventura e um enorme privilégio! Contudo, existem inúmeros desafios que muitas vezes não são abordados, gerando expectativas irreais que impactam o processo de adaptação à nova cultura.

Os desafios que acompanham a transição cultural são maximizados quando há falta de planejamento, preparo prático e apoio apropriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima