Planejamento e Vida Multicultural

O planejamento como uma ferramenta para o êxito na vida multicultural

“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”(Provérbios 16.1 a 3)

Todas nós carregamos no coração muitos desejos. Possuímos sonhos e ansiamos realizá-los. Como obreiras multiculturais, também nutrimos os sonhos e projetos que Deus gera em nosso interior, doamos nossos dias e nossa vida para que os desígnios eternos do Senhor se cumpram em nós, servindo a todos a nossa volta, na nação que Deus no levou para viver. Mas apenas sonhar não nos leva a nenhuma realização. Precisamos trabalhar bastante para ver acontecer aquilo que desejamos e o planejamento é o primeiro passo desse processo.

Planejar faz parte desse processo de obediência.

Deus nos capacita com diversas e abundantes habilidades para desenvolver as ideias que Ele mesmo nos dá. Planejar não é contra a fé. O que a palavra de Deus nos diz é que o planejamento faz parte de uma vida sábia. Somos também convocadas a assumir a responsabilidade de nossas ações e decisões: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14.28)

Planejar é bom.  Sábia é aquela que estuda antecipadamente o cenário, se prepara para definir as melhores estratégias para atingir seus objetivos e realizar suas metas com êxito. Planejamento está relacionado com administração. É saber gerir tempo e programar ações futuras. Quanto mais planejamento, mais organização e mais chances de que tudo dê certo.

Deus nos dá liberdade para fazer planos, mas não quer estar fora deles. Quando entregamos nossas vidas ao Senhor precisamos ter consciência de que é Ele quem governa e não nós. Não precisamos ter medo dos planos de Deus: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29. 11) Planejar na direção do Espírito santo deve nos dar ousadia e coragem!

Quando a vontade de Deus e os planos que ele revela a nós parecem desafiadores, podemos confiar que ele cuidará de cada detalhe e estará nos conduzindo com seu favor. Entregue ao senhor seus sonhos e planos, ele pode fazer infinitamente melhor do que o que você projetou. Precisamos nos revestir de dignidade e sorrir com confiança para o que está adiante de nós. A fé deve mover o nosso olhar para a esperança que nunca falha: o amor e a misericórdia do nosso Deus.

Adicione propósito eterno em cada plano.

Deseje gastar a sua vida para a glória de Deus, então cada alvo seu passará por honrar e levantar o nome do Senhor sobre todos. Você não tem domínio sobre todas as coisas, mas pode entregar-se completamente a bondade do grande e soberano Deus. E esse é, sem dúvida, o melhor plano!

O trabalho não impede a confiança em Deus. Na verdade, a força do meu trabalho evidencia a minha fé. Creio que Deus está comigo e me abençoará no que empreendo, então lanço toda minha dedicação e garra para alcançar meus objetivos e dar toda a glória ao Senhor, entendendo que toda a minha capacidade vem do seu favor e misericórdia sobre mim. Por isso não tenho medo de dar passos ousados e não duvido da minha capacidade de crescer, pois sei quem sou n’Ele e sei que no Senhor posso ir além do que é naturalmente possível.

É sempre bom ter clareza no que é nossa função, pois as vezes caímos no erro de nos cansar tentando fazer o que só cabe a Deus e noutras disfarçamos nossa preguiça e medo em total paralisia, dizendo estar esperando no Senhor quando na verdade Ele nos capacita a trabalhar e conquistar. Aqui o discernimento é fundamental para viver com assertividade e diligência.

Maneiras bíblicas de se planejar:

  1. Ore, buscando direcionamento: Em cada novo ciclo, dedique um tempo de solitude para buscar a vontade de Deus para você. O Jejum e a meditação são disciplinas espirituais uteis para esvaziar-se do tumulto das demandas diárias e acessar lugares mais profundos em nosso interior. Antes de cada passo importante na vida, precisamos desse tempo de oração e busca pela substituição da nossa vontade pela de Deus.
  2. Busque conselhos: Apresente seus planos a pessoas sábias e mais experientes que você. É bem provável que a situação em que você está já tenha sido experimentada por alguém, busque conselhos, exemplos, dicas com quem pode te ajudar nessa fase de planejamento.
  3. Planeje dentro da sua realidade, com os recursos disponíveis: É muito importante planejar com os pés no chão. Traçar o trajeto e visualizar todo o trabalho a ser feito. Isso evita frustração e também procrastinação, pois fazemos o que é possível com o que sabemos no momento e com os recursos que possuímos. Não podemos desprezar os pequenos começos! Cada simples passo é essencial para nossa caminhada de fé.
  4. Seja fiel a Deus naquilo que você já conquistou. O ser humano busca reconhecimento e nosso orgulho pode nos levar a destruição. Saiba reconhecer as maravilhas de Deus na sua vida. Reconheça os milagres e o favor Deus sobre você, glorifique ao Senhor com o sucesso dos seus planos.
  5. Faça com que seus planos abençoem outras pessoas além de você: Desenvolva esse estilo de vida de pensar naqueles que estão a sua volta. Podemos planejar algumas conquistas pessoais como formações universitárias, viagens, empreendimentos que além de nos beneficiar vão impactar e abençoar a vida daqueles que alcançamos. Devemos viver esse ciclo de graça, e sempre usar as oportunidades e bênçãos que recebemos para servir.

Um novo ano está diante de você, novas oportunidades dentro do mesmo contexto, dos desafios e vulnerabilidades já conhecidas. Use isso em seu favor! Tenha como meta viver um novo tempo, desenterre um dom, desengavete um sonho, acenda a chama da fé e da esperança em seu coração e na próxima retrospectiva, tenha muitas bênçãos para contar e se maravilhar!

Você pode ler outros textos relacionados à vida multicultural no Blog CMM, clicando AQUI

Você pode adquirir os Livros e cursos da Jade Simões, clicando AQUI

Jade Simões

Brasileira, natural do Ceará, é Obreira multicultural, escritora e professora. Apaixonada pela feminilidade, tem se dedicado ao ensino e discipulado de moças e mulheres. É casada com Paulo Diego, mãe do Benjamin e da Abigail. A família está há 9 anos na África ocidental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima