Aprendendo a confiar em Deus nos momentos de incertezas
“…Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.
Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou:
“Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou.”
(Mateus 14:29-31 NVI)
O inesperado
Em nossa primeira saída ao campo transcultural, sucederam coisas, que parecia que estavamos no meio daquela tempestade que um dia vivenciaram os discípulos de Jesus. Sentimentos como medo, insegurança, dúvidas e incompreenção, invadiram nossas vidas. Quando tudo parecia que estava fluindo para nossa mudança de país, algo inesperado acontece. Tudo o que parecia tão certo pode mudar em poucas horas. Você está preparada para isso?
Após meses de preparo e planejamento, um processo longo e complicado, chegou o dia esperado para embarcar. Todos juntos, meu esposo, eu e nossos filhos de 11 e 12 anos rumo ao aeroporto com toda nossa vida resumida em umas quantas malas. Para nossa surpresa, devido a pandemia, nosso vôo foi cancelado naquele mesmo dia. Ficamos todos sem chão. Ou melhor, sem vôo. Você pode imaginar o turbilhão de emoção que nós vivenciamos?
Voltamos para casa com nossas malas. E o detalhe era que já não havia mais nada dentro dela. Não tínhamos uma data prevista para viajar e os meninos não conseguiram voltar para escola. Passamos por uma espera de um ano até conseguir finalmente embarcar. Chegamos no campo transcultural no meio de um lockdown. Nossa equipe não falava nossa língua e nem o inglês, tivemos que ficar 15 dias de quarentena e muitas outras complicações que fazem parte da adaptação.
Ouvindo a voz do mestre em em meio a tempestade
Todo este processo foi repleto de desafios para toda nossa família, saudade, incertezas, dúvidas e choro. Com a mesma intensidade, repleto de experiências gratificantes e a certeza de que Deus estava cuidando de tudo e de cada detalhe.
Os primeiros meses neste novo país foram intensos, se não tivessemos a plena convicção de que foi Deus quem nos levou para lá, estariamos perdidos. Por 8 meses moramos em um apartamento emprestado. Nosso desejo era encontrar a casa ou apartamento antes do Natal, mas parecia impossível, já estávamos todos exaustos.
Deus conhece os nossos limites. Ele preparou uma surpresa para mim. Antes do Natal, havia um retiro especial para as mulheres. O principal objetivo era fazer uma avaliação do ano que passou, se projetar para o ano seguinte e uma boa oportunidade para descansar. Eu não estava muito animada em participar, mas fui assim mesmo, sem saber que ali, o Senhor falaria comigo de maneira especial.
Enquanto caminhava à beira mar, a música Oceans (Hillsong United), repetia na minha mente. A letra relatava tudo que vivi. Então olhei para o Mar e Deus falou comigo dizendo que Ele me chamou para andar sobre as águas. Que eu não deveria olhar para as circunstâncias como Pedro fez. O que o me faria afundar. Quando olho para o horizonte na frente do mar, ele parece apenas um tapete e então posso andar.
Ele disse que devo olhar sempre para Ele, Ele é meu horizonte. Posso passar por situações difíceis quando o mar se agita, mas Ele estará sempre comigo. Então posso acalmar meu coração e confiar totalmente nEle. Ele já tem tudo preparado.
Este final de semana foi o marco para minha jornada transcultural e também se tornou minha base. Pode você também confiar nEle e andar por sobre as águas como Pedro andou? Não importa o tamanho da tempestade que estás enfrentando nessa transição, o que importa é o tamanho da mão do Deus que te sustenta.
“Pai, que possamos seguir andando sempre por sobre as águas, com os olhos fitos em ti, confiando e enfrentando as tempestades porque tu estás conosco e és sempre fiel.”
Leia mais testemunhos e artigos incríveis no nosso blog CMM, clicando AQUI e confira também postagens diárias no nosso Instagram
Você pode acessar a mais conteúdos relacionados à Transições e Mulher Multicultural no nosso canal do YouTube.
Nossa, que exemplos. Verdade, quando estamos passando por dificuldades temos o constipem-se de olhar para si mesmo.
Uau que experiencia incrivel de voltar para casa do aeroporto com as malas prontas. Só mesmo firmada a fé no Senhor para não afundar no rio da angústia. Que testemunho impactante.
Foi um misto de sentimentos e medos que realmente Dani só o Senhor para nós manter em frente. Ele é fiel e caminha conosco.
É normal do ser humano, mas quando lembramos de olhar para Cristo Ele nos socorre e anda conosco, a dificuldade não para, mas Ele pega nossa não e caminha junto.
Quando aprendi isso muitas coisas mudaram na minha vida e criei coragem para prosseguir.