Salmos 139
Senhor, tu me sondas e me conheces.
E embora eu não conheça os detalhes do meu futuro, sei que de mim e de tudo cuidarás, e que os teus caminhos serão mais altos e melhores do que eu consiga até mesmo imaginar.
Por isso confio que tu estarás comigo quando eu me sentar naquele avião, com o coração na mão, por ter acabado de me despedir de todos os meus amados, e de tudo o que me é familiar. Creio também que estarás ao meu lado quando eu então me levantar naquela terra tão distante, por mim ainda desconhecida, mas que por ti é muitíssimo amada.
Tu também irás me cercar por trás e por diante, e colocarás tua mão sobre mim mesmo quando eu me perder em caminhos, ruelas e estradas deste novo lugar que passarei a chamar de lar.
Ainda estarás sempre comigo nos dias em que eu me doar e trabalhar exaustivamente, ou quando eu tentar aprender a estabelecer prioridades, e ousar descansar. E, até mesmo quando as inquietudes e incertezas não quiserem me deixar fechar os olhos, tentando me impedir de entregar tudo a ti, tu me lembrarás que a obra é tua e que, se eu permanecer firme em ti, o fruto em boa hora virá.
Por isso eu perseverarei, e nos longos dias de aprendizado de um novo idioma ainda me alegrarei. Sei que me frustrarei quando os sons ainda estranhos e as novas palavras teimarem em não querer se alinhar de forma coerente em minha boca, ou quando as minhas frases ainda não fizerem nenhum sentindo para os meus novos vizinhos. Contudo, tu me farás lembrar que tu me compreendes por inteiro antes de que qualquer palavra saia da minha boca, e na tua eterna e boa Palavra encontrei conforto. Assim, insistirei, sabendo que os meus gestos de amor falam mais alto do que as minhas capacidades linguísticas ainda desengonçadas.
E quando a saudade bater em minha porta e eu sozinha me sentir, tu me mostrarás que eu sou tua, e que tu és meu. E a tua presença me abraçará, e o teu óleo fará o meu cálice transbordar. E tu me permitas compreender, no âmago do meu ser, que eu fui muito amada por ti mesmo quando inimiga tua eu ainda era. Da mesma forma, tu me capacitarás a querer honestamente proclamar essas boas novas até nos contextos de maior perseguição e solidão. E lá, teu amor miraculosamente nos fará multiplicar.
Ah, Senhor! Poderei ver, nessa minha nova jornada, a loucura do evangelho perder a teoria e se transformar em vida! Tão conhecimento é maravilhoso demais para mim, está além do meu alcance, é tão elevado que não posso atingir! Por isso Senhor, eu continuarei! Seja nas planícies ou nos montes, em ilhas ou em terras desérticas, entre especiarias e novas cores, perfumes e gostos exóticos, que já começam a transformar o meu cotidiano… Não importa, Senhor: onde o teu chamado quiser me levar, lá eu contigo irei. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
E se eu temer o vale da sombra da morte, quando as trevas que o fim anunciam forem densas demais para mim, tu me falarás de vida e de ressurreição. Tu me farás viver para ver, mais uma vez, que as trevas não poderão me encobrir de ti, e que a minha noite há de vir a resplandecer como o dia, pois para ti a luz e a escuridão são a mesma coisa. Então, sem mais medo eu crerei, e nessa esperança viverei, e em ti e para ti até o dia derradeiro.
Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração. Nessa nova etapa da minha vida contigo, prova os meus pensamentos e me faz permanecer sensível e corajosa. Vê, Senhor, se há em mim algum caminho mal, continua fazendo a tua obra em mim, e então através de mim, e me guia Senhor, onde eu for, rumo ao teu caminho eterno.
Rafaela Speckhann é escritora, mãe, esposa e mulher multicultural. Autora do livro Sagrado Sarau – Prece, Palavra e Poesia
Você pode ler muitos outros textos relacionados à Mulher Multicultural no Blog CMM, Clique AQUI
Confira no Instagram CMM diariamente novidades para você Mulher Multicultural