Alimentação na vida transcultural

A Bíblia nos mostra um Deus que se importa com sua criação, desde o principio, na orquestração detalhada do universo, do firmamento e até a criação do homem, Ele viu que tudo era bom e criou tudo para que nós, seres humanos,  puséssemos usufruir e usar para o nosso bem. Sendo assim, podemos afirmar que tudo que Deus criou como alimento para nós, foi criado para nosso bem. 

veiled young woman selling cart shop smiles when serving customers cart stall

Quando criou o mundo, Deus deu ao homem todos os vegetais, cereais e frutos como alimento.  Disse Deus: “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês”. Genesis 1:29. 

Depois do dilúvio, Deus também deu os animais como alimento. “Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas. Gênesis 9:3. A Bíblia sempre nos mostra que tudo o que Deus faz é perfeito e com propósito. Por isso, podemos afirmar que uma alimentação equilibrada consiste de uma variedade de produtos vegetais e animais, ricos em nutrientes que Deus criou que são fundamentais para a saúde do nosso corpo. 

Mas como ter uma alimentação saudável? E ainda mais em outra cultura tão diferente? Lembre-se tudo o que Deus nos deu como alimento é bom.  Portanto: 

1 – Procure nesse novo país alimentos frescos e de época. 

É claro que dependendo do país em que se vive, alguns alimentos de origem vegetais frescos serão mais difíceis.  Mas  hoje seja qual for o lugar que você serve ao Senhor lembre-se sempre que tudo o que Deus criou e nos deu como alimento é bom. Assim, procure no seu novo país os vegetais e frutas que ali são produzidos. Faça uso daqueles da safra pois são frescos e mais baratos. 

Se isso não for possível, opte pelos vegetais e frutas congelados, que são opções melhores do que os que estão enlatados. 

2 – Saiba fazer boas escolhas

O que vai fazer a diferença no dia dia da alimentação serão as suas escolhas. 

O homem deve ter uma alimentação adequada ao seu estado de saúde, seja no seu país de origem ou em outro qualquer lugar. A Bíblia diz que “Quer comais ou bebais, fazei tudo para a glória de Deus.”.  Estou realmente glorificando a Deus quando escolho alimentos que fazem mal a minha saúde e à saúde da minha família? Uma pergunta para reflexão. 

Os alimentos criados por Deus serão sempre a melhor escolha. Então, quanto mais natural for suas escolhas alimentares, mais saúde você está adquirindo. Por isso, cuidado com o excesso de alimentos industrializados.

3- Cuidado com o que você come fora de casa. 

Viver em outra cultura nos propicia experimentar novos sabores e texturas. E isso é maravilhoso. Mas tenha cuidado com alimentação que você prepara e principalmente com a alimentação que é preparada por outros. Existem países que exigem que demandam um cuidado muito maior na hora de preparar os alimentos e principalmente na hora de comer fora de casa. 

Busque sempre alternativas saudáveis, tendo os cuidados  de onde comer e o que comer. 

  • Comendo fora de casa: 
  •  Coma o que for oferecido, até o ponto que não traga doenças. Tudo o que for cozido e feito exclusivo para aquela refeição é a melhor opção. 
  •  Não coma nada cru ou preparado muitas horas antes, e também aqueles que estão expostos ao calor ou poeira. 
  • Observe o local onde os alimentos são armazenados. Sua saúde deve ser sua prioridade. 
  • Não como nada em barraquinhas de rua, onde não há nenhum cuidado com a higiene no preparo. Muitos missionários são acometidos por doenças graves através da água e alimentos contaminados. 
  • Comendo em casa:
  • Tenha uma alimentação variada em frutas e verduras da região em que vive. 
  • Faça uma higienização correta do que se compra nas feiras livres. As frutas, verduras e legumes devem ser lavados um a um e deixados de molho por 15 a 20 minutos em água sanitária. Os vegetais folhosos, primeiramente, devem ser lavados folha por folha, colocados no vinagre por 15 minutos para eliminar sujeiras visíveis que ficaram da primeira lavagem. Após, colocar de molho em água sanitária ( pura- sem adição de produtos abrasivos), sendo a diluição de 1 colheres de sopa para 01 litro de água. O ideal é fazer o enxágue com agua filtrada, para retirar os resíduos da água sanitária. Caso não seja possível, não utilize água da torneira para isso. Melhor deixar secar e usar os vegetais duas a três horas depois. 
  • Se vc morar em um país onde é fácil encontrar hipoclorito de sódio, faça uso dele para higienização de frutas, legumes e verduras. Ele é mais indicado que a água sanitária pura. 

4 – Tenha uma rotina alimentar 

Deus nos criou a sua imagem e semelhança, e nos instrui a cuidar do templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. Umas das muitas maneiras de cuidar do nosso corpo é através da alimentação, mantendo uma rotina alimentar ?.   E como fazer isso?

  • Estabeleça horários para se alimentar. Faça de 4 a 6 refeições ao dia. Dando atenção as 3 principais refeições ( café da manhã, almoço e jantar), e nos intervalos optar por frutas. 
  • Não passe o dia sem se alimentar por causa da correria do dia a dia. Carregue frutas sempre com vc. 
  • Beba água, tenha sempre com você uma garrafinha de 500 ml de água e tome pelo menos 4 garrafas por dia. 
  • Caso existam alimentos proibidos no seu país de atuação, busque alternativas, nada é insubstituível na nutrição. 

Existem dicas especificas em Nutrição para cada situação da nossa vida.  Essas são algumas pinceladas daquilo que pode nos proporcionar uma vida mais saudável que glorifique a Deus e nos mantenha firmes na luta de levar o evangelho a toda criatura. 

A minha oração é que Deus te dê sabedoria nas suas escolhas, firmeza na sua rotina alimentar e que em todas as coisas o nome de Jesus seja glorificado na sua vida e na vida de sua família. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima